SISTEMA IMOBILIZADOR

 

SISTEMA IMOBILIZADOR DE PARTIDA

Seu surgimento , teve origem na Europa na década de 90 , a pedido das companhias de seguro que devido ao grande número de furtos , exigiu uma proteção técnica eficaz aos fabricantes de automóveis . No Brasil , O SISTEMA IMOBILIZADOR , passou a ser adotado , a partir de 1996 com os veículos da linha Fiat.

Motos

A Honda foi a primeira fabricante de motos a incluir imobilizadores sobre seus produtos (sob o nome HISS) na década de 1990.

O imobilizador é um dispositivo eletrônico de segurança que impede que o motor entre em funcionamento ao menos que a chave e o transponder dedicado àquele veículo esteja presente! O sistema é ativado no ato ,ao ligar a ignição do veículo.
Cada fabricante tem um ou mais modelos (gerações) de sistemas imobilizadores de partida. Embora tenham componentes e princípios de funcionamento similares, cada sistema imobilizador de partida tem suas particularidades.

Entendendo o sistema imobilizador

O SISTEMA IMOBILIZADOR é composto por quatro(4) principais componentes eletrônicos , podendo haver variações. A figura abaixo ilustra os principais componentes participantes do sistema.

O SISTEMA IMOBILIZADOR

 


A origem da palavra transponder (TRANS = transmitir/PONDER = responder), é um circuito integrado que, quando energizado pela bobina/antena do comutador da chave de ignição (pois não possui pilha própria), envia um sinal de rádio frequência com o código da chave.

CHAVE COM TRANSPONDER

Código Fixo

O transponder possui um código fixo de 32 bits, podendo gerar 4,29 x 109 combinações possíveis.

Código Rotativo (rolling code)

Neste caso, cada vez que a ignição for ligada, é gerado um novo código de 32 bits utilizando-se para isto sempre a mesma fórmula matemática. Podendo-se obter 4,29 x 109 combinações possíveis, em cada mudança de código. O processador do código rotativo pode ser feito pelo transponder ou pela unidade de comando do imobilizador.

Código criptografado

É o sistema utilizado na maioria dos veículos nacionais que possuem imobilizador. O transponder possui 2 códigos, sendo que o primeiro é um de 32 bits, que é a identidade do transponder e o segundo é um código de 96 bits. Com este sistema obtemos 7,92 x 1027 combinações possíveis.

Não é nada mais que um enrolamento de fio montado (bobina) envolta do comutador de partida que, na primeira fase, ao ligar a chave de ignição, gera um campo magnético e energiza o transponder. Na segunda fase, funciona como antena, enviando o código da chave para o sistema imobilizador.

ANTENA(BOBINA)

É uma central eletrônica que aciona a bobina/antena, recebe o sinal de código da chave e envia este sinal à central de Injeção Eletrônica.

  

A central de Injeção Eletrônica é responsável por todo o funcionamento do sistema de injeção e ignição do veículo.

  

 

TECNOLOGIA EMBARCADA AUTOMOTIVA

Este sistema citado acima , ilustra basicamente o funcionamento do sistema imobilizador quando foi criado, porém , com o avanço da tecnologia embarcada automotiva, os componentes eletrônicos estão cada vez mais presentes nos veículos da atualidade .As montadoras passaram a investir cada vez mais em conforto , segurança, mobilidade e economia.

Enquanto nós consumidores estamos cada vez mais interessados em veículos econômicos, também gostamos dos que poluem menos, e claro , não abrimos mão do conforto. A evolução dos sistemas embarcados automotivos (Automóveis, motos, caminhões, etc.) atingiu tal grau de sofisticação, que os tornou “inteligente” dada a grande quantidade de informação de natureza diversa. Para possibilitar novas e complexas funções, com confiabilidade em um sistema de computação embarcada automotiva, é necessária a construção de um sistema computadorizado inteligente.

Hoje temos por exemplo carros com chaves inteligentes (smartkeys), chaves ou cartões de presença com start/stop botão entre outros!!

Porém , estes sistemas apresentam falhas que podem deixar os clientes sem seus veículos .

Estas falhas podem ser no módulo de injeção , módulo imobilizador ou até mesmo perda da chave por parte dos clientes.

Por isso , nós da CHAVEIRO PARAÍSO ,estamos acompanhando este crescimento tecnológico , mantendo nossa equipe atualizada , e investindo em tecnologia de ponta !!

NÓS CUIDAMOS DO SEU PATRIMÔNIO !!!

 

 

CONSULTE-NOS